A Galáxia de Andromeda e a Via Láctea

A Galáxia de Andromeda e Nós

A Galáxia de Andromeda é a mais próxima da nossa galáXIA VIA Láctea. Pensa-se que as duas galáxias sejam muito semelhantes. A  luz difusa de Andomeda é devida a mlhares de estrelas que ela possui. Mas o centro da galáxia de Andromeda tem dois núcleos.

Segundo John Dubinski, de Galaxy Dynamics “A Via Láctea e Andromeda estão em curso de colisão! Em aproximadamente 3 bilhões de anos as duas galáxias colidirão. Então durante um período de aproximadamente 1 bilhão de anos depois de uma dança gravitacional muito complexa, elas se unirão para formar uma galáxia elíptica”. Ele também diz:” Galáxias colidem e interagem ocasionalmente e há vários exemplos bem conhecidos na vizinhança da Via Láctea… longas cadeias de estrelas atiradas em um maravilhoso padrão aberto de espiral são característicos destas colisões e são conhecidas como caudas de maré e pontes por causa de sua origem em fortes marés gravitacionais de duas galáxias interagindo”.

Sim, alguns cientistas afirmam que a Galáxia de Andomeda algum dia colidirá com a nossa Via Láctea. Alguns afirmam que já estamos até mesmo uns mil anos luz mais perto. Mas se você começar com a Galáxia de Andromeda a 2.5 milhões de anos longe de nós agora. então a 2.5 milhões de anos atrás ela estava a 2.501.000 anos luz de nós. Estes cálculos usam uma velocidade relativa ente a Via Lactea e Andromeda de 120 km/s.

É com base nos cálculos com uma velocidade relativa de 300 km/s [que é a velocidade relativa entre a Galáxia de Andromeda e o nosso Sol] que os cientistas dizem que as duas galáxias colidirão daqui a 2.5 bilhões de anos. Mas quando são levados em conta o movimento de nosso Sol e de nosso sistema solar dentro da Via Láctea, a gente descobre que a velocidade relativa entre a galáxia da Via Láctea e a galáxia de Androméda é de fato de 100 a 140 km/s.Sendo assim, uma colisão se daria em 6.25 bilhões de anos.

Você também perceberá que estas imagens de velocidades relativas são para velocidade RADIAL somente. A Galáxia de Andomeda não tem sido observada por tempo suficiente para que a velocidad tangencial [velocidade lateral] seja perceptível. Assim, de fato existem várias possibilidades:

A) As galáxias da Via Láctea e de Andromeda estejam se dirigindo em direções opostas e direto uma para a outra.

B) As galáxias estão indo na mesma direção e a     Via Láctea está liderando [seria como dois carros disputando uma corrida e o carro de Andromeda estaria fechando o carro da Via Láctea].

C) As galáxias estão indo na mesma direção e a galáxia de Andromeda está liderando.

D)Porque a velocidade lateral da galáxia de Andromeda não pode ser medida, então não temos meios de saber o verdadeiro vetor relativo da galáxia de Andromeda. O vetor lateral de Andomeda pode ser muito longo ou muito curto. Assim há inúmeras direções que a galáxia de Andomeda pode seguir [tão longo o vetor da velocidade radial permaneça em 100 a 140 km/s, a mudança permanece desconhecida]

Pessoalmente gosto de pensar que as três galáxias principais no “Grupo Local” – Via Láctea, Andromeda e Triangulum, bem como pequeninas galáxias também neste grupo – estejam todas girando ao redor de um centro gravitacional comum. Os astrônomos acreditam que o inteiro Grupo Local esteja viajando junto na direção do centro do cluster de Virgo, que é o cluster que nos contém. E novamente, para mim, é mais provável que o Grupo Local gire ao redor deste centro e assim esteja “caindo” para ele…

Anúncios
Published in: on abril 27, 2008 at 5:55 pm  Comments (2)  
Tags: , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://conspireassim.wordpress.com/2008/04/27/a-galaxia-de-andromeda-e-a-via-lactea/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. poderia esse centro que elas rodam ser um buraco negro supermaciço?? Ouvi falar de alguns que engolem galáxias inteiras…

  2. fico facinado qdo leio sobre astronomia: espaço sideral, buraco negro, galaxias e velocide da lúz. num todo.
    entao, só assim posso entender o qto e a q volocidade tudo se move gigantesca num passe de mágica.
    sem contar o como passo a imaginar a imensidao infinita q é o universo.
    chega me causar expanto e até medo…
    mas tudo se torna mágico após cada informação…
    obrigado pela oportunidade


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: