2012 e os Maias

2012 e os Maias

autor desconhecido

Será o fim de tudo? Ou será o amanhecer da Idade de Aquarius? Ninguém realmente sabe. Mas uma coisa é certa. 21 de dezembro de 2012 é o dia que sabemos que algo terminará.

Assim ao menos afirma a antiga civilização Maia, que viveu na Meso américa desde 2,600 AC. Os maias tinham um método extremamente complicado de marcar o tempo, baseado em três diferentes calendários. O mais importante abrangente destes calendários é o da “Longa Contagem”: o período do início até o fim do tempo. E em 21 de dezembro de 2012 a Longa Contagem acaba. Será então o ponto zero. O tempo terá acabado para o Universo. Será, literalmente, o fim dos dias.

Um grande acordo, você pode dizer. Ainda que haja alguns fatos muito interessantes e perturbadores sobre o fim do calendário Maia. O que é mais intrigante é que o dia 21 de dezembro de 2012, não é um dia como qualquer outro. No céu, um evento extremamente raro acontecerá. O Sol se moverá para um ponto único no ceu – e permanecerá lá por um tempo, já que é um dia de solstício. O Sol estará precisamente na encruzilhada celestial entre a Via Láctea e o equinócio galáctico, formando um alinhamento perfeito com o centro da galáxia.

Er… o que?

Bem: o tempo do céu noturno é atravessado por várias linhas matemáticas. Uma delas é o eixo da Via Láctea. A Via Láctea, como sabemos, é aquele brilhante bando de estrelas que correm pelos céus em uma noite clara. Uma outra linha importante é a eclíptica cosmológica: o eixo eixo ao longo do qual viajam as constelações, a linha que define as coordenadas no espaço.

Você pode dizer muito sobre os Maias, mas você tem que dar u’a mão a eles: eles sabiam muito sobre estrelas. Por exemplo, eles calcularam a duração exata de um ano até um milésimo de um ponto decimal, muito mais precisamente do que qualquer grego ou filósofo iluminado possa ter feito. Também, eles eram capazes de prever cada eclipse solar e lunar até nossos dias. E obviamente, eles sabiam onde estava o equinócio galáctico e o meio exato da situação da Via Láctea: eles chamavam a isto de “Árvore Sagrada”.

Mais perturbadoramente, os Maias eram maravilhosamente bons em astrologia também. Misteriosamente, eles previram o ano em que sua civilização seria invadida por estrangeiros vindos do mar. A história diz que eles até mesmo previram as guerras mundiais. Então se os Maias nos dizem que o mundo acabará em 2012, é melhor considerar isto seriamente.

Mas realmente, os Maias nunca previram algo concreto para 2012. O que pode estar relacionado ao nosso mal conhecimento sobre a cultura Maia: quando os espanhóis saquearam a terra, eles queimaram literalmente todos os livros Maias que puderam encontrar. Somente um punhado de escrituras sobreviveu. E nelas, não há nem ao menos uma pista do que acontece quando o calendário Maia termina.

Asim o que nos aguarda em 2012 é basicamente uma questão em aberto. E com tantas questões em aberto, incontáveis pregadores da destruição, semi profetas e outros lunáticos pululam para fornecer uma resposta. A interpretação que você ouve mais: 2012 marcará a vinda de uma nova Idade gloriosa de sabedoria e paz. Será ao menos a Era de Aquarius, com um mundo cheio de paz, amor e compreensão.

O raciocínio por trás disso realmente não é estúpido. Os Maias realmente não acreditavam em fins: sua concepção de tempo era circular, com cada fim sendo o começo de algo novo. Então, 2012, não pode ser exceção.

Também os Maias tinham uma filosofia altamente desenvolvida sobre o cosmos. Eles viam o cosmos como a verdadeira mãe das coisas. Consequentemente, os Maias pensavam que o cosmos está todo ao nosso redor,e dentro de nós. Cada planta, cada animal, cada homem é completamente Cosmos.

Então, como o dizem os filósofos da New Age, 21 de dezembro de 2012 será o dia no qual este cosmos interno é reconectado com o divino cosmos externo. O Sol assumirá sua posição única para formar um “Portal” entre o Universo e as almas de cada ser vivo da Terra. Nossa concepção linear do tempo acabará, e com ela, o medo e o ódio desaparecerão. Será, na melhor das hipóteses, a purificação, quando todo mundo é embebido no entendimento cósmico e no amor divino.

Então é isto: em 20 de dezembro, você chutará seu cachorro, gritará com sua esposa e trapaceará nas cartas. Mas no dia seguinte, você será transformado em um camarada pacífico com apenas a compreeensão e o amor para lhe guiar na vida. Até mesmo sendo no inverno, será verão de amor para toda a humanidade.

Outros prevêem condenação e destruição. 21 de dezembro será o dia em que a Terra será destruída. Alguns pensam que isto seja por causa de alguma guerra nuclear, outros dizem ser o dia do julgamento bíblico. Até mesmo outros tomam mais literalmente o calendário Maia e afirmam que o Universo parará de existir.

Também há algo a dizer a favor destes cenário sinistro. Os Maias dividiam sua Longa Contagem em cinco blocos de tempo, chamados Grandes Ciclos. E cada ciclo tinha um fim bem definido. Por exemplo, depois do período de número um, um Jaguar vinha e comia todo mundo na Terra. Bem, era o que os Maias diziam, não eu!

O segundo ciclo terminava no ar, o terceiro no fogo e o quarto na inundação. E quanto ao quinto período, onde nós estamos? A Terra seria destruída por terremotos, é a interpretação que alguns eruditos dão aos restos dos esboços gravados da cultura Maia. Isto precisa ser enfatizado, porque a última palavra sobre a contagem de tempo Maia ainda nao foi dita: quase todo ano novos livros sobre o asunto são publicados.

Não se esqueça; há muitas, muitas religiões prevendo algum tipo de fim de mundo. E as previsões Maias atraem muita atenção agora, meramente porque sua data final é tão bem definida e porque o ponto final Maia está a apenas alguns anos a frente.

E quanto ao surpreendente fenômeno do Sol se colocar exatamente no coração da Árvore da Vida? Bem, isto já aconteceu antes. O Sol passa pela Árvore a cada 25.800 anos. São muito anos, mas desde que a Terra tem existido por surpreendentes quatro bilhões e meio de anos, a Terra sobreviveu a este “evento divino” já por mais de 150.000 vezes!

E o que é mais importante, as últimas seis vezes em que o fenômeno ocorreu, os humanos modernos já caminhavam no planeta. Obviamente, isto não teve muito efeito em nossas vidas espirituais. E certamente não impediram que os espanhóis massacrassem aproximadamente 800.000 Maias no século XVI.

Anúncios
Published in: on maio 18, 2008 at 2:11 pm  Comments (12)  
Tags: , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://conspireassim.wordpress.com/2008/05/18/2012-e-os-maias/trackback/

RSS feed for comments on this post.

12 ComentáriosDeixe um comentário

  1. O.o’

  2. Eu não concordo com maior parte das coisas que são ditas pois ninguem viveu no passado pa saber o que vai akontecer no presente ou no futuro e tambem não akredito que um planeta que se encontra tão longinquo se aproxima tão rapidamente do nosso planeta mas se isso acontecer de certeza que os cientistas estão estudando isso e encontrarão uma maneira de salvar a terra mas até lá devemos salvaguardar o nosso planeta não o poluindo pois isso sim poderá ser uma grande causa que poderá durar menos de cincop anos até que poderá levar á morte a muitas pessoas pois de 5 anos pa cá o clima mudou radicalmente e isso poderá voltar a acontecer levando a consequencias drásticas

  3. Não devemos negar a dedicação dos Maias no estudo, especialmente da astronomia. Todavia, o tempo de Deus não é o tempo do ser humano. O “Calendário Divino” que aponta os sinais da volta de Cristo são: o capítulo 24 de Mateus, o capítulo 21 de Lucas e o capítulo 6 do livro do Apocalipse, entre outros. O Calendário de Deus não é numérico, mas, profético.

    Portanto, o que os Maias dizem a respeito do fim do mundo deve ser desconsiderado por todo aquele que acredita na Bíblia e que ao menos tem bom senso.

  4. 😦 isso ‘e extremamente apavorante ,tenho medo do que pode acontecer…b’u’u’uaaaaa

  5. talvez seja tudo verdade varios terremotos nos paises vizinhos,varias enchentes ja afetaram o nosso pais deixando milhares de desabrigados acho que isso e uma amostra do que esta por vir em 2012 !!!

  6. Sem dúvidas alguma não podemos descartar a sabedoria dos maias e nem negligenciar seu conhecimento astronômico. Há mistérios que ainda não foram desvendados, como por exemplo:
    A antiga cidade de Palenque (Mesoamérica – México), onde há estruturas que hoje estão em ruínas, mas nos deixaram muitas provas de que essa antiga civilização dominava as leis da física. Gravuras decritas em paredes de pedras na tumba de um antigo líder chamado Pacau o grande, deixarão-nos provas de que mesmo antes de descobrirmos algumas tecnologias os maias já conheciam. Por esse e outros motivos que não convém relatarmos, a provas salientes que a antiga civilização maia era um povo inteligentíssimo e não podemos simplesmente ignorar suas previsões.
    Mas por outro lado temos dúvidas que permeiam nossos neurônios como: Como chegamos aqui? Porque estamos aqui? Ou que propósito temos aqui? Existem deuses realmente? Será que fomos criados por eles?
    São perguntas que surgem em nossas mentes quando ouvimos tal profecia maia, o historiador e escritor do Best seller “Eram os deuses astronautas?” afirma que os mais eram extraterrestres que habitaram em nosso planeta e que em 500 D.C desapareceram sem deixar vestígios e que nos deixaram um aviso para que pudéssemos nos preparar para tal evento cataclísmico.
    Mas a pergunta que sempre é a mesma: Afinal o mundo vai acabar mesmo em 21/12/2012?
    Os maias escolheram tal data simplesmente pelo fato de que acreditavam que o mundo havia terminado seu ciclo três vezes e que o quarto ciclo acabaria em 21/12/2012, para que novamente pudesse recomeçar e dar inicio ao quinto ciclo, é isso que diz o calendário maia.
    Sou um historiador nato e respeito todos os pontos de vistas, bem como respeito os estudiosos da antiguidade e suas respectivas civilizações, mas não posso negar algo maior que permeia a minha alma e meu coração e depois de anos de pesquisas posso relatar com toda a confiabilidade e franqueza existe algo maior que todas as coisas que conhecemos e que ainda não tivemos o privilégio de conhecer.
    A única razão de estarmos aqui é a permissão daquele que fez todas as coisas que levou sete simbólicos dias para construir o que chamamos de planeta terra com seus respectivos complementos.
    Não quero parecer tolo e nem negligenciar a ciência, mas acredito profundamente em Deus, não simplesmente por acreditar, mas por ter provas concretas de sua existência e de seu poder em benefícios daqueles que acreditam Nele e O temem.
    Em todo o Canon das sagradas escrituras encontramos nas entrelinhas provas de que Jeová tem o controle de tudo em suas mãos e que somente Ele sabe o dia e a hora de qualquer cataclismo que possa ocorrer. (Mt.24:36. “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai”. -Mc. 13:32. “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai”.)
    Os profetas do antigo testamento professaram os acontecimentos futuros e o livro das revelações fecha a Canon sagrado com muita eficiência, tal livro fora escrito pelo ultimo dos apóstolos por que não dizer profetas. João ou yochanan foi contemplado com tal revelação e foi então previsto o fim de todas as coisas através de sua frágil vida humana.
    O próprio Jesus no evangelho sinóptico de Mateus no capitulo 24 que intitulado foi pelos cristãos como o princípios das dores fala a respeito de eventos que não era comum em sua época que só ocorreram centenas de anos mais tarde, e tais eventos prefigurariam o principio do fim de todas as coisas.
    Por isso realmente acredito em algo cataclísmico, mas com todo respeito não posso atribuir a respectiva data a alguma civilização passada.
    Lembrem-se Deus tem o controle de todas as coisas!

  7. Bem na minha opnião, eu acredito que é uma marca de uma mudança mundial, não que vá mudar nada no mundo , a mudança será individual em cada pessoa. Onde nós finalmente seremos julgados pelos nossos erros pelo pior dos juizes, nós mesmo, como que com uma conciência universal de amor. E que é a destruição do mundo que conhecemos hoje,não deixa de ser o fim de um tempo, todas essas ideias de destruição, normalmente são passadas de maneiras extremistas para que a grande massa da população entenda, tal como os 10 mandamentos que Moises escreveu, acreditava-se que quem não os seguisse iria para o inferno condenado pela eternidade a sofrer, hoje entendemos que isso não faz o minimo sentido , Deus sendo visto como um pai , que nos ama, não nos condenaria pela eternidade sem chance de perdão, com certeza jamais faria tal coisa, porem naquela época, apavoravam todas as pessoas. Então na minha opnião , sim uma mudança drastica no nosso mundo está por acontecer , onde a ganância,egoismo e tirania (que é basicamente o carater de praticamente TODOS os que detem o poder tanto financeiro quanto politico do mundo hoje) serão pegos pelo remorso e culpa pelas pessoas que prejudicaram e começaremos uma nova fase na vida da Terra.
    claro , é só minha opnião 🙂

  8. Na Biblia Sagrada tdo irá acontecer mas qto o dia e hora Deus não revelou a ninguém como Jesus ….
    O DIA E A HORA NINGUEM SABE , NEM O FILHO SOMENTE O PAI.
    ENTAO AMADOS DEVEMOS NOS PREPARAR PARA O DIA FINAL
    SIM MAIS SEM DIA MARCADO ……ISSO É BIBLICO

  9. Eu acredito sim se os maias preveram um eclipse , e q realmente aconteceu eu acredito no q possa esta nos aquardando dia 21 de dezembro de 2012 o ultimo ciclo o aliamento final , muitas pessoas naum acreditam , mais naum precisa acreditar mais se preocupe em seriamente a saber … em 21/12/2012 o ceu ficara cm uma imagem um reflexo q o sol ficara em um lugar so na central do ceu e alinhado na via lactea a vida vai surpreende todos nos em 21/12/2012 !!!

  10. toda historia contada é contada atraves de nossa existencia tudo que passa en-nossa vida tem quer ser contado no futuro!entao quem sou eu para duvidar de alguma coisa pois nao fiz parte da existencia deles!todos os comportamentos passados temos que estudar para que com ele venhamos respeitar o futuro.Jesus veio ao mundo para morrer por nos e nada exigiu en-troca apenas amor e compaixao uns aos outros e o que nos demos en-troca guerras e mais guerras só destruimos talves é chegada a hora da natureza cobrar de nós o que vivemos roubando dela…. Deus nós pois no mundo quando chegar hora ele nós jugara.

  11. isso e a maior palhacada que ja vi nos meus 33 anos de vida ,pois se Deus quizer acabar com o mundo ele acaba num cegundo nao marca dia nem hora , isso e coisa dos homens ou omens pois nao se pode chamar de homen kkkkkkkkkkkk,pois so uma pessoa ou doido marca dia e hora pra fazer desgracas ,sem ter coragem de enfrentar o mundo como ele e.

  12. Acredito que algo muito forte e importante está acontecendo neste ano,pois é só olharmos ao redor pra ver quanta destruição, quanta desarmonia no meio ambiente e nos seres vivos, acredito que não sera o fim do mundo mas sim uma transformação para o começo de novos e bons tempos!!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: