Jupiter se Aquece

Nova tempestade em Jupiter sugere mudança climática

de Sara Goudarzi, SPACE.com

Uma tempestade está se elaborando a meio bilhão de milhas lá fora e em um raro evento, astronomos vão observar isto estreitamente.

Em Jupiter está crescendo uma nova mancha vermelha e o Telescópio Espacial Hubble está fotografando a cena. Astrônomos amadores tem estado acompanhando a ação, também.

“Mancha Vermelha Jr.” como está sendo chamada, formada depois de três tempestades brancas de formas ovais, duas das quais tem ao menos noventa anos, se uniram entre 1998 e 2000.

Uma união similar aconteceu séculos atrás e formou a grande e legendária Grande Mancha Vermelha, uma tempestade duas vezes maior do que a Terra e com quase 300 anos de idade.

As inspeções de perto da Mancha Vermelha Jr., nas imagens do Hubble liberadas hoje, revelam que similar a Grande Mancha Vermelha, a tempestade mais recentemente desenvolvida sobe ao topo do principal nivel de nuvem de Jupiter.

Pouco é sabido como as tempestades se formam no planeta gigante. Elas são frequentemente descritas como se comportando de maneira similar aos furacões na Terra. Alguns astrônomos acreditam que as manchas desencavam material profundamente abaixo das nuvens de Jupiter e levantam isto para onde a luz ultra-violeta do Sol altera quimicamente e dá a elas a tonalidade vermelha.

As imagens mais recentes podem fornecer evidência de que Jupiter está no meio de uma mudança global que pode modificar temperaturas em tanto quanto 10 graus Fahrenheit em diferentes partes do globo.

O estudo foi liderado conjuntamente por Imke de Pater e Philip Marcus da Universidade da Califórnia, Berkeley.

“A tempestade está crescendo em altitude,” de Pater disse. “Antes quandos elas eram apenas ovais elas não estavam acima das nuvens. Agora elas estão se elevando.”

Estes crescimento sinaliza um aumento da temperatura naquela região, ela disse.

O ciclo de mudança global começou quando a última tempestade branca de forma oval se formou ao sul da Grande Mancha Vermelha em 1939. Na medida em que as tempestades começaram a se unir entre 1998 e 2000, a mistura de calor começou a se tornar mais vagarosa naquela latitude e tem continuado a se lentificar desde então.

O movimento do calor do equador para o polo sul de Jupiter’ é esperado parar em 34 graus de latitude sul, onde a Mancha Vermelha Jr. está se formando.

Isto criará uma grande parede e parará a mistura do calor e fluxo aéreo, o pensamento é este. Como um resultado, áreas ao redor do equador se tornarão mais quentes enquanto os polos começam a esfriar.

Anúncios
Published in: on maio 27, 2008 at 9:54 pm  Deixe um comentário  
Tags: , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://conspireassim.wordpress.com/2008/05/27/jupiter-se-aquece/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: