Kosovo e Crime

Kosovo: O Apoio dos EUA e da Comunidade Européia ao Processo Político ligado ao Crime Organizado

O Primeiro Ministro do Kosovo Hashim Thaci faz parte de um sindicato criminoso

de Michel Chossudovsky
Global Research, 12 de fevereiro de 2008

“Nossas orientações são claras. A construção do Estado do Kosovo, desenvolvimento econômico, bem estar econômico e social e as rigorosas medidas contra a corrupção, o crime organizado e o comportamento negativo, de forma a podermos melhorar a segurança e integrar o Kosovo nas estruturas da Comunidade Européia.” – (Hashim Thaci, presidente do Partido Democrático do Kosovo (PDK), Primeiro Ministro do governo provisório do Kosovo, antigo líder do KLA e conhecido criminoso)

“O PDK, liderado por Hashim Thaci, ex comandante do Exército de Libertação do Kosovo [KLA], tomou o controle de muitas municipalidades depois da guerra. O partido tem links estreitos com o crime organizado na província.” (The Observer, 29 de outubro de 2000)

“Mr. Thaci, apelidado “a Cobra” durante seus dias do KLA, é um sagaz comandante rebelde de 32 anos com pobres talentos oratórios, ligações com o crime organizado e uma determinação de preservar as relações entre o partido dele e os EUA.” (The Scotsman, 20 de ouubro de 2000)

“Conheço um terrorista quando vejo um e estes homens são terroristas.” (enviado especial dos EUA e embaixador Robert Gelbard)

“O KLA [antigamente chefiado por Hashim Thaci] é ligado a cada cartel de droga conhecido no Oriente Médio e no Oriente. Interpol, Europol, e aproximadamente cada uma agência de inteligência européia e agência anti narcóticos tem arquivos abertos sobre os sindicatos de drogas que levam diretamente ao KLA,…” (Michael Levine antigo agente da Administração para Cumprimento Legal contra Drogas dos EUA (DEA)

“Hashim Thaci fundou o “grupo Drenica” uma organização subterrânea que é estimada controlar entre 10 a 15% de todas as atividades no Kosovo (contrabando de armas, roubo de carros, petróleo, cigarros e prostituição).” Wikipedia The Free Encyclopedia

Os EUA, a Comunidade Européia e a ONU estão apoiando um governo do Kosovo chefiado por um criminoso conhecido, o Primeiro Ministro Hashim Thaci.

A posição de Primeiro Ministro foi criada sob o “Auto Governo Provisório das Instituições” (PISG) criado pela missão de Administração Interina da ONU no Kosovo (UNMIK).

Sob o mandato da ONU, o propósito do governo provisório era “fornecer um auto governo democrático provisório” em avanço de uma decisão sobre o estatus político do Kosovo.

O que isto significa é que a ONU não somente tem criado o estágio para um governo independente do Kosovo em violação a lei internacional mas também tem instalado um governo no Kosovo integrado por membros de um sindicato criminoso. Todos os três Primeiro Ministros do Kosovo, Ramush Haradinaj, Agim Ceku e Hashim Thaci são criminosos de guerra.

O Partido Democrático do Kosovo chefiado pelo antigo comandante do KLA Hashim Thaci é essencialmente um resultado do antigo KLA.

O apoio encoberto dos EUA e OTAN ao KLA remonta a meados da década de 1990. No ano anterior ao bombardeio da Iuguslávia em 1999, o KLA era abertamente apoiado pelo governo Clinton.

O líder do KLA Hashim Thaci era um protegido de Madeleine Albright. Ele foi escolhido por Albright para desempenhar um papel chave em benefício de Washington nas negociações de Rambouillet de 1998.

As ligações do KLA com o crime organizado tem sido documentadas pela Interpol e o Congresso dos EUA. O Washington Times em um artigo publicado em maio de 1999 descreve o KLA e seus links com a administração Clinton como se segue:

“Alguns membros do KLA [chefiado pelo atual Primeiro Ministro Hashim Thaci], que tem financiado seu esforço de guerra por meio da venda de heroína, foram treinados em campos terroristas dirigidos pelo terrorista internacional fugitivo Osama bin Laden — que é procurado pelo bombardeio em 1998 de duas embaixadas americanas na África que mataram 224 pessoas, inclusive 12 americanos.”

Os membros do KLA, abraçados pela administração Clinton na campanha de bombardeio da OTAN que durou 41 dias para trazer o presidente iuguslavo Slobodan Milosevic para a mesa da barganha, foram treinados em campos secretos no Afeganistão, Bosnia-Herzegovina e e outros lugares, segundo relatos de inteligência recentemente obtidos.

Os relatórios também mostram que o KLA tinha alistado terroristas islâmicos – membros dos Mujahideen — como soldados em seu conflito em andamento contra a Sérvia e muitos já tem sido contrabandeados para o Kosovo para se unir a luta.

“Os relatórios de inteligência documentam, o que é descrito como uma ligação entre bin Laden, o fugitivo milionário saudita, e o KLA –inclusive uma área comum de preparação em Tropoje, Albania, um centro para terroristas islâmicos. Os relatórios disseram que a organização de bin Laden, conhecida como al-Qaeda, tinha treinado ambos e financeiramente apoiado o KLA.” (Washington Times, 04 de maio de, 1999)

O Christian Science Monitor em um relato de 14 de agosto de 2000 descreve a rede criminosa controlada por Thaci:

“A polícia da ONU suspeita que grande parte da violência e intimidação tem vindo de antigos membros do KLA, especialmente daqueles aliados a Hashim Thaci, o antigo líder do KLA e chefe do Partido Democrático do Kosovo, um dos desdobramentos políticos do KLA. Em um incidente recente, a loja de um ativista do LPK, na vila natal de Mr. Thaci, foi atacada por tiros de armas automáticas – o segundo destes ataques desde novembro.O partido de Thaci potencialmente tem muito a perder nas eleições que são apenas para funções municipais. Depois que as forças sérvias se retiraram no ano passado, o KLA ocupou as prefeituras e instituições públicas pelo Kosovo e estabeleceram seu próprio governo provincial.”

Embora a ONU tenha gradualmente expressado sua própria autoridade e colocado representantes de outros grupos políticos nos governos locais, em lugares como Srbica ex membros do KLA afiliados ao partido de Thaci ainda exercem um virtual controle completo.

“Estes camaradas não abrirão mão do poder facilmente”, disse Dardan Gashi, um analista político com o Grupo Internacional de Crise, uma organização de pesquisa domiciliada nos EUA com um escritório em Pristina.

A polícia da ONU também suspeita que o crime organizado está envolvido em parte da violência. Eles dizem que grupos criminosos engajados em chantagem, contrabando e prostituição confiam nas estreitas ligações com algumas pessoas no poder. A perspectiva de perder estas conexões – e a renda que elas geram – podem faze-los indispostos para com o LDK.

Os oficiais dizem que o problema é pior na região de Drenica no Kosovo, a terra natal do KLA e a fortaleza do partido de Thaci. Srbica, onde Koci é o presidente local do LDK, é um dos principais centros em Drenica.

A Fundação Heritage: Apoio ao KLA-KDP, a despeito de Suas Ligações Criminosas

A Fundação Heritage em um relato de maio de 1999 reconhece que o KLA é uma organização criminosa. Não obstante pediu apoio ao KLA pela administração Clinton:

“Deviam o EUA canalizar o potencial militar do KLA contra o regime brutal de Milosevic, a despeito das raízes ideológicas não usuais do KLA e laços aparents com o crime organizado?… O KLA não representa todos os grupos que buscam o fim da campanha brutal de Milosevic e é sabido ter cometido atracidades ele próprio, e é a força de resistência mais significativa contra a agressão iuguslava dentro do Kosovo. Sobretudo, a escala e o escopo de seus crimes tem sido minimizados pela campanha sistemática de terror desencadeada pelos militares iuguslavos, paramilitares e forças policiais dentro do Kosovo. as quais Washington tem consistentemente feito desde a guerra de 1999.” (Relatório da Fundação Heritage, 13 de maio de 1999)

Afastar-se agora do KLA privará os EUA dos benefícios da cooperação com um força de resistência que é capaz de chantagear a pressão sobre Milosevic para negociar um assentamento (Idem)

A Fundação Heritage apoia o Partido Democrático do Kosovo (KDP) que é integrado pelos antigos membros do KLA.

O KDP tem mantido suas ligações com o crime organizado. Esta posição para a Fundação Heritage resume amplamente a atitude da “comunidade internacional” em relação ao Kosovo. Mais recentemente, a Fundação Heritage, que por trás das cenas desempenha um papel na formulação da política externa dos EUA, tem estado empurrando a “Independência” do Kosovo;

A evidência confirma amplamente que o primeiro ministro do Kosovo nunca cortou seus laços com o crime organizado. Um conhecido criminoso está sendo protegido pela ONU. Ele foi preso em Budapest em julho de 2003 sob uma garantia da Interpol e foi imediatamente libertado, depois da solicitação da Missão da ONU no Kosovo (UNMIK). Este não é um evento isolado. Há evidência que a Missão da ONU e sua força internacional de polícia tem protegido o antigo KLA, que no fim do bombardeio da OTAN de 1999 foi rotulado como Corpos de Proteção do Kosovo (KPC) sob um mandato da ONU.

“Segundo o Ministro da Justiça sérvio Vladan Batic, “o processo no tribunal de crimes de guerra em Haia tem mais de 40.000 páginas de evidência contra o antigo líder do KLA, Hashim Thaci.” (citado pela Radio B92, Belgrado, 3 de julho de 2003).

Em abril de 2000, a Secretária de Estado dos EUA Madeleine Albright “ordenou a promotora chefe de Haia Carla del Ponte que omitisse a lista dos crimes de guerra atribuídos a Hashim Thaci” (Tanjug, 6 de maio de 2000). Carla del Ponte subsequentemente declarou que não havia evidência suficiente para indiciar Thaci nos crimes de guerra.

Mais geralmente, a Missão da ONU tem atuado como um acessório na proteção do sindicato criminoso. Em novembro de 2003, os procedimentos criminais contra vários antigos comandantes do KLA foram iniciados em Belgrado. Entre estes estavam incluindos Hashim Thaci, Agim Ceku e Ramush Haradinaj. Os nomes de Haradinaj e Ceku estão nas listas da Interpol.

Agim Ceku

Agim Ceku é conhecido por ter cometido extensos crimes de guerra na região da Croácia em meados de 1990 envolvendo o massacre e limpeza étnica da população sérvia. Ele era um antigo brigadeiro general no Exército croata e um planejador chave da Operação Storm, que levou a expulsão de centenas de milhares de sérvios de Krajina, região da Croácia. Em 1999, ele foi indicado comandante do KLA, com a aprovação dos EUA e da OTAN. Ele subsequentemente foi indicado Comandante do Corpos de Proteção do Kosovo (KPC)por indicação da ONU (e na folha de pagamento da ONU) e se tornou Primeiro Ministro do Kosovo em 2006, sucedido por Hashim Thaci, atual Primeiro Ministro. No Kosovo, ele continua a ter ligações com os sindicatos do crime organizado. Segundo o London Observer, o KPC que era chefiado por Ceku, esteve envolvido em atos de tortura bem como na proteção da prostituição no Kosovo. (14 de março de 2000 , Atlanta Journal-Constitution)

A media ocidental: a desinformação a respeito da natureza do governo do Kosovo.

O governo do Kosovo é ligado aos sindicatos do crime organizado envolvidos no tráfico de narcóticos e de humanos. O fato de que todos os três Primeiros Ministros, Ramush Haradinaj, Agim Ceku e Hashim Thaci sejam criminosos de guerra não tem sido reconhecido nos recentes relatos da imprensa a respeito da Indepedência do Kosovo. Os EUA e a Comunidade Européia estão apoiando a criminalização da política do Kosovo.

Michel Chossudovsky é autor do best seller internacional America’s “War on Terrorism” Segunda Edição, Global Research, 2005. Ele é Professor de Economia da Universidade de Ottawa e Diretor do Centro de Pesquisa para Globalização.

Anúncios
Published in: on junho 22, 2008 at 12:26 pm  Deixe um comentário  
Tags: , , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://conspireassim.wordpress.com/2008/06/22/kosovo-e-crime/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: