Ciclo Solar e Chuvas Tropicais

Pesquisadores usam Ciclo Solar para Prever Flutuações nas Chuvas Tropicais

NewswireToday – /newswire/ – Melbourne, Australia, 12/02/2008 –

O campo magnético do Sol pode ter um impacto importante sobre a atmosfera e os parâmetros climáticos na Austrália e outros países nos hemisférios norte e sul.

Segundo um estudo no Geographical Research publicado por Wiley-Blackwell, as secas na Austrália oriental estão relacionadas às fases magnéticas solares e não ao efeito greenhouse.

O estudo intitulado “Análise Exploratória das Similaridades nas Fases Magnéticas do Ciclo Solar com o Índice Sul de Flutuação na Austrália Oriental” usa dados de 1876 até o presente  para examinar a correlação entre os ciclos solares e a chuva tropical extrema na Austrália.

Ele descobre que o Índice de Oscilação Sul (SOI) – o instrumento básico para prever variações nos padroes globais e oceanicos – e as flutuações de chuva tropical registradas pela última década são similares aquelas em 1914-1924.

O Autor Professor Robert G. V. Baker da Escola de Estudos Ambientais, Universidade da Nova Inglaterra, Austrália, diz: “As interações entre a direcionalidade dos campos magnéticos do Sol e da Terra, a incidência de radiação ultravioleta sobre o Pacífico Tropical, e as mudanças nas temperaturas da Superfície do mar com cobertura de nuvens, podem contribuir para a explicação das mudanças substanciais no SOI das flutuações do ciclo solar. Se os ciclos solares continuam a mostrar valores relativos aos padrões climáticos, há o potencial para uma previsão mais acurada para 2010 e possivelmente além. ”

A associação SOI-solar tem sido investigada recentemente devido ao aumentado interesse no relacionamento entre os ciclos solares e o clima. A aplicação solar oferece o potencial para a previsão a loingo prazo do comportamento SOI e associadas variações nas chuvas tropicais já que a quase periodicidade na atividade solar resulta em um um esperado ciclo de situações e fases que não são eventos aleatórios.

O Professor Baker acrescenta: “Esta descoberta pode substancialmente avançar a previsão por meses a décadas. Ela deve resultar em um gerenciamento a longo prazo muito melhor da produção agrícola e recursos de água, nas áreas onde as chuvas tropicais estão correlacionadas aos eventos do  SOI e El Niño (ENSO).”

Este trabalho foi publicado na publicação de dezembro de Geographical Research Vol. 46 Issue 4.

Anúncios
Published in: on dezembro 10, 2008 at 9:27 am  Comments (2)  
Tags: ,

The URI to TrackBack this entry is: https://conspireassim.wordpress.com/2008/12/10/ciclo-solar-e-chuvas-tropicais/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] Ciclo Solar e Chuvas Tropicais Ciclo Solar e Chuvas Tropicais […]

  2. As pesquisas do prof. Robert Baker contem muitas similaridades com o trabalho especulativo OBSERVAÇÕES ACERCA DO TEMPO, centrado no momento na pesquisa conjunta a respeito da INFLUÊNCIA DO MAGNETISMO SOLAR NAS CHUVAS.

    Os participantes no grupo aberto de pesquisas e observações gostariam de receber maiores informações da pesquisa do prof. Baker e convidar os interessados a conhecerem e a participarem no grupo “Ambiente Científico 1”.

    O URL deste site (CONSPIRE ASSIM) será oferecido como subsídio à pesquisa de aficionados “MAGNETISMO SOLAR E CHUVAS”.

    URL :
    http://groups.google.com/group/ambientecientifico1/web

    Congratulaçoes !!

    Luiz Spinola


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: