armas dos EUA armazenadas em Israel

EUA diz que embarque de armas para Israel não está ligado a Gaza

sábado, 10 de janeiro de 2009
1:28am GMT

Stefano Ambrogi

LONDRES (Reuters) – Os militares americanos tem conseguido alugar um navio mercante para enviar munição para Israel neste mês, segundo os documentos de carga mostrados, mas o Pentágono diz que o embarque não está ligado ao conflito na Faixa de Gaza.

Um portavoz do Pentágano disse que a munição foi para armazenamento em Israel. Os armazenamentos são pré posicionados pelos militares americanos em alguns países para o caso de que eles necessitem de suprimento a curto prazo.

Nos documentos de carga, o Comando Sealift da Marinha Militar dos EUA (MSC) disse que o navio era para carregar 325 conteiners padrão de 20 pés do que é listado como “munição” em duas viagens separadas pelo porto grego de Astakos para o porto israelense de Ashdod em meados de janeiro.

O Tenente Coronel da Força Aérea Patrick Ryder, um portavoz do Pentágano, disse que não comentaria sobre as rotas do embarque por razões de segurança mas confirmou que um embarque de munições para Israel foi planejado.

“A entrega da munição é para o armazenamento de munições americanas pré posicionadas em Israel de acordo com um acordo autorizado pelo Congresso em 1990 entre os EUA e Israel”, disse Ryder.

“Este embarque previamente programado é rotina e não é em apoio a atual situação em Gaza”

O embarque se originou nos EUA, disse Ryder. Ele não forneceu detalhes posteriores sobre a carga pretendida.

A designação de “material perigoso” no manifesto menciona substâncias explosivas e detonadores, mas não dá outros detalhes.

A solicitação do embarque foi feita em 31 de dezembro, com a primeira parte da carta de carga a chegar não depois de 25 de janeiro e a segunda no fim do mês.

A carga para os vasos segue o aluguel de um navio comercial para carregar uma consignação muito maior da ordem em Dezembro.

Uma firma alemã de navegação que venceu o transporte da carga confirmou a ordem quando foi contactada pela Reuters mas declinou posteriores comentários.

Anúncios
Published in: on janeiro 11, 2009 at 10:52 am  Deixe um comentário  
Tags: ,

The URI to TrackBack this entry is: https://conspireassim.wordpress.com/2009/01/11/armas-dos-eua-armazenadas-em-israel/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: